Na manhã desta sexta-feira, foi realizada no Sindicato Rural de São Lourenço do Sul a cerimônia de assinatura dos contratos do Programa AgroFamília, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. O evento contou com a presença do prefeito municipal Zelmute, do coordenador estadual de programas da Aníbal Ribas, de Volnei Baur Chefe da Emater, do presidente do Sindicato Rural Richard Serpa, e do vereador Renan Hartwig, que vem acompanhando de perto as pautas ligadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
O Programa AgroFamília é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que visa promover a permanência de jovens no campo, o fortalecimento da agricultura familiar e a agroindustrialização das pequenas propriedades. Nesta edição, o programa também contemplou pescadores artesanais e quilombolas ampliando o alcance e a importância social da iniciativa.
No total, 17 projetos foram aprovados em São Lourenço do Sul, representando mais de R$300 mil, representando um importante avanço para o desenvolvimento rural do município. Os recursos serão investidos na qualificação da produção, aquisição de equipamentos e melhorias nas propriedades, além de apoiar práticas sustentáveis que gerem renda e assegurem a sucessão familiar no meio rural.
A articulação para que São Lourenço do Sul fosse contemplada com o programa contou com o empenho do vereador Renan Hartwig, que promoveu o diálogo entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, destacando a importância de garantir políticas públicas efetivas para quem vive da agricultura e da pesca.